quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cisco CCNP / BSCI: Tipos Router ISIS


Para passar no exame BSCI e ganhar seu CCNP, você tem que saber ISIS dentro e por fora. Há muitas semelhanças entre ISIS e OSPF, mas uma grande diferença é que o ISIS tem três tipos diferentes de roteadores - Nível 1 (L1), Nível 2 (L2), e L1/L2.

Routers L1 estão contidas numa única área, e estão ligadas a outras zonas por um router L1/L2. O L1 usa o roteador L1/L2 como um gateway padrão para chegar a destinos contidos em outras áreas, bem como um rascunho roteador OSPF usa o ABR como um gateway padrão.

Routers L1 não tem entradas específicas da tabela de roteamento sobre qualquer destino fora de sua própria área, pois eles vão usar um roteador L1/L2 como um gateway padrão para chegar a qualquer redes externas. Routers ISIS L1 na mesma área de sincronizar os seus bancos de dados uns com os outros.

Assim como temos routers L1, temos também routers L2. Sempre estamos roteamento entre áreas (área inter-roteamento), um roteador L2 ou L1/L2 deve estar envolvido. Todos os routers L2 terá bases de dados sincronizadas também.

Ambos os roteadores L1 e L2 enviar seus próprios hellos. Tal como acontece com OSPF, hello pacotes permitem que os roteadores ISIS para formar adjacências. A principal diferença aqui é que os roteadores L1 enviar saudações L1, L2 e roteadores enviam L2 cumprimentos. Se você tem um roteador L1 e L2 um roteador no mesmo link, eles não formam uma adjacência.

Um roteador ISIS pode agir como um L1 e L2 um roteador ao mesmo tempo, esses roteadores são L1/L2 roteadores. Um roteador L1/L2 pode ter vizinhos em áreas separadas ISIS. O roteador L1/L2 terá duas bases de dados distintas, embora - uma para L1 rotas e outra para rotas L2. L1/L2 é a configuração padrão para roteadores Cisco executam ISIS. O router L1/L2 router é o que faz com que seja possível para um roteador L1 para enviar dados para uma outra área.

Na próxima parte do meu tutorial ISIS, vamos dar uma olhada mais detalhada para aqueles hellos ISIS!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário