quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A História do Sistema Operacional


Nada pode acontecer em um computador sem um sistema operacional. Como a interface que permite ao usuário se comunicar com a máquina e gerenciar todas as funções e recursos do computador, nada poderia ser mais importante do que.

Computadores mais antigos mainframes usado frequentemente sistemas que foram desenvolvidos a partir de System/360 da IBM. O OS/360 pioneira em uma série de conceitos que ainda pode ser visto em sistemas operacionais modernos, alguns aplicativos escritos para o 360 ainda podem ser usados ​​em máquinas modernas. Um conceito que foi exclusivo para o sistema foi o fato de que uma vez que um programa foi iniciado, o sistema seria manter o controle de todos os recursos disponíveis, incluindo o armazenamento, trava, arquivos de dados e assim por diante. Quando o processo foi encerrado, os recursos seriam todos recuperada pelo sistema.

Para processamento em lote, Control Data Corporation desenvolveu o sistema SCOPE (em 1960) e os KRONOS e sistemas de NOS mais tarde nos anos 70. Eles eram descendentes do arcaico sistema BASIC, que ofereceu avanços no início de timesharing e linguagens de programação. Próximo passo controle de dados lógico era o PLATO (em conjunto com a Universidade de Illinois). PLATO usados ​​monitores de tela de plasma e redes de longa distância, e teve avanços inovadores como o chat em tempo real e multi-utilizador jogos.

Outro sistema operacional início era o sistema Burroughs MCP, escrito em uma linguagem de alto nível (ESPOL). MCP (que remonta a 1961) ofereceu o primeiro exemplo viável de memória virtual. MCP é verdade ainda hoje em uso na linha ClearPath da Unisys de computadores.

O investimento de front-end enorme para primeiros computadores tornou-se necessário continuar a desenvolver sistemas operacionais compatíveis, o que explica em parte porque alguns destes antigos mainframes OS ainda estão em uso.

Um dos primeiros "microcomputadores" foi o CP baseado em disco / M, que foi de perto o modelo para MS-DOS, o sistema operacional moderno para PC da IBM do. Principal competição da IBM que veio na década de 1980 foi, naturalmente, o Macintosh da Apple e computador MAC. Com o advento do chip Intel 386, os computadores pessoais eram logo capazes de rodar sistemas multitarefa, algo que costumava ser restrito a máquinas de mainframe enormes. Arquitetura do chip 32-bit preparou o caminho para a Microsoft para desenvolver o sistema operacional Windows NT e MAC OSX da Apple. Com o tempo, o próximo sistema que surgiria seria Linux, um descendente de sistemas Unix e Minix. Linux iria abrir a porta para uma revolução open-source todo como foi distribuído gratuitamente para os usuários, como FreeBSD, NetBSD e OpenBSD. Esses avanços iria evoluir para o que sabemos e por ter concedido como sistemas de PC modernos.

Hoje, o Windows sistema operacional da Microsoft ainda domina uma grande parte do mercado de computadores empresariais, mas cada um dos sistemas modernos tem seus pontos fortes e fracos. Mas, independentemente do sistema operacional, todos eles abordar as mesmas tarefas:

o gerenciamento de memória
o modo de operação duplo (modo supervisor e modo protegido)
o de memória virtual
o Gestão de Processos
preempção o Kernel
o gerenciamento de arquivos
drivers de dispositivo Ø
o Segurança
Networking o
o suporte do sistema de arquivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário